A década de 80 ou os anos 80 foram um grande marco para música, nesse período apareceram e se globalizaram vários estilos musicais. As roupas foi um marca da época mulheres de cabelo curto, homens de calças coladas principalmente falando do rock, era comum bandas principalmente no metal usarem calças de couro ou jeans colada, os cortes de cabelo dependo do estilo como o hard rock tinha seus cabelos bem chamativos, cabelos bem picotados.
O punk sofre modificações ficando algo mais “hardcore”, mais acelerado e intenso, daí surge o estilo Hardcore a primeira vertente do punk, o Hard Rock não fica para trás ganha sons mais pesados e consequentemente gera o estilo da década que foi o Heavy Metal que também gerou inúmeras vertentes, na década de 80 surgiu um numero grande de variações musicais, alguns estilos descendentes do Heavy foi Thrash metal, Speed metal e o Black metal.
Alguns exemplos que se consagram nos anos 80 foram às bandas Iron Maiden, Helloween e Manowar, na versão clássica do Heavy metal; e os grupos Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, no Thrash metal
Como eu disse antes os anos 80 foram à década dos clássicos e dos melhores álbuns, foi um período super produtivo musicalmente falando, como o Back in Black do AC/DC que foi álbum mais vendido da banda, Painkiller do Judas Priest, Closer do Joy Division, Thriller do Michael Jackson e muitos outros.
No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985), feito no Rio de Janeiro o evento teve repercussões mundiais, o local onde foi feito o evento é conhecido hoje em dia como “cidade do rock”, depois feita outras duas vezes em outras décadas.
PM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, Rádio Taxi entre outras são bandas brasileiras que surgiram no meados dos anos 70 e somente vieram a tona nos anos 80.
O Painkiller do Judas não é dos anos 80 e sim dos anos 90!
ResponderExcluir